Vacina contra a Dengue é aprovada pela Anvisa

1
Foto: Mosquitos da dengue em laboratório da FioCruz – Custódio Coimbra / Agência O Globo.

Foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro da ‘Dengvaxia’, vacina produzida pela Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur, para combater a Dengue. A aprovação foi divulgada na publicação desta segunda-feira (28/12) do Diário Oficial da União, simbolizando a comprovação da segurança e eficácia da vacina, que no início do mês já havia sido autorizada nas Filipinas e no México.

Essa é a primeira vez que uma vacina contra a Dengue é aprovada no Brasil. A ‘Dengvaxia’ é considerada eficaz na prevenção dos quatro tipos de dengue, podendo ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos de idade. No entanto, a eficácia não é válida para os vírus  Zika e Chikungunya, que são transmitidos pelo mosquito aedes aegypt, o mesmo transmissor da Dengue.

A vacina deverá entrar no mercado próximos três meses, com preço que ainda será definido. Há a possibilidade de também ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), levando em conta fatores como a relação entre custo, efetividade e impacto orçamentário. Segundo a Anvisa, o intervalo de vacinação aprovado é de seis meses entre as doses. Não há dados suficientes para a comprovação da eficácia para menores de 9 anos e maiores de 45.

Em um estudo feito na América Latina e no Caribe, com aproximadamente 21 mil crianças, a ‘Dengvaxia’ reduziu em 60,8% os casos de Dengue. Na Ásia, a redução foi de 56%. Num outro estudo, feito com base numa comparação dos testes na Ásia e na América Latina, foi concluído que a eficácia é maior a partir dos 9 anos de idade, protegendo 66% dos indivíduos contra a dengue.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress