Vacina contra a gripe tem baixa procura entre crianças e gestantes, alerta SES

Em todo o Estado, somente 18% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes só 28% tomaram a vacina
Fotos: SF Notícias

A Secretaria de Estado de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha. Segundo a SES, somente 18% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes a situação também preocupa, pois só 28% tomou a vacina.

Já entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 44%. Em todo o Estado, a cobertura vacinal está em apenas 36%, a meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de abril e vai até dia 1º de junho.

O público alvo abrange mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

“A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça” – afirma o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

As doses imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano, foram notificados 384 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do RJ, sendo nove deles causados pelo vírus H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 39 óbitos por SRAG, sendo 3 por H3N2 e um por H1N1.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress