Vacina contra febre amarela em Macaé apenas pra quem comprovar viagem para área de risco

Fotos: reprodução

A partir de hoje (02/02), para fazer o agendamento da vacina contra febre amarela em Macaé, no Norte Fluminense, será necessária a apresentação do comprovante da viagem para as áreas de recomendação de vacinação, conforme as orientações do Ministério da Saúde. A vacinação segue as determinações da Secretaria Estadual de Saúde que, neste momento, descarta a vacinação em massa da população. Devem buscar os postos de saúde as pessoas que estiverem com viagens programas para áreas consideradas de risco da doença.

– Não há qualquer recomendação para vacinação no restante do Estado do Rio de Janeiro, até o momento, uma vez que não há evidências de circulação do vírus que transmite a febre amarela – nem em humanos, nem em animais – destaca a Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, acrescentando que a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

O agendamento será feito somente na Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76 Centro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Já a vacinação será realizada às terças, quartas e quintas, com 30 doses pela manhã e 30 à tarde, enquanto durar o estoque da remessa encaminhada este mês pela Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoide.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress