terça-feira , 18 junho 2019

Vacinação contra a gripe: 4,8 milhões de pessoas devem ser imunizadas no RJ Campanha começa hoje e deve mobilizar 14 mil profissionais

Campanha começa hoje e deve mobilizar 14 mil profissionais

Fotos: Divulgação

Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). Para o lançamento da Campanha, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizará mais de 14 mil profissionais de saúde nos 92 municípios.

Entre os dias 10 e 19 de maio, a vacina será aplicada em crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. As doses estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 1845 postos de saúde em todo o Estado. A meta da SES é vacinar 4,8 milhões de pessoas e alcançar 90% do público-alvo.

Os demais grupos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde, etc, poderão ser imunizados entre 22 de abril a 31 maio.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e a óbito. Segundo ele, as crianças, as gestantes e os adultos com 60 anos ou mais são os grupos mais vulneráveis, por isso precisam se proteger.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES, neste ano ainda não foram notificados casos da doença, mas em 2018 foram notificados 233 casos, com 30 óbitos.


Mais do SFn