Vacinação contra gripe começa amanhã com esquema especial na região para evitar aglomerações Na primeira etapa serão vacinados idosos e profissionais da saúde; confira como será a vacinação em alguns municípios da região

Na primeira etapa serão vacinados idosos e profissionais da saúde; confira como será a vacinação em alguns municípios da região

Fotos: Divulgação

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, que devem alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o Brasil. A meta é vacinar ao menos 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio, um sábado. Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. (continua após a publicidade)

O Ministério da Saúde ressalta que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A segunda etapa terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vacinação em alguns municípios da região terá esquema especial
Alguns municípios da região já anunciaram em suas redes sociais um esquema especial para evitar aglomerações. A Secretaria Municipal de Saúde de Italva anunciou que a campanha será realizada entre os dias 24/03 e 15/04 atendendo aos profissionais de Saúde que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com sintomas de gripe e aos idosos. Nesse primeiro momento serão priorizados os idosos acamados em suas residências. “É importante que saibam que as vacinas contra Gripe nos chegam em parcelas. É a medida que essas parcelas forem sendo liberadas pelo Estado iremos estendendo a vacinação aos demais Idosos” – informou a pasta. A Prefeitura de Miracema anunciou que a vacina também será realizada em domicílio. Os idosos devem ligar para 199 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp (22) 9-9254-3032 informando nome, data de nascimento, endereço, ponto de referência e telefone de contato. A recomendação é para que eles não saiam de casa. (continua após a publicidade)

A Prefeitura de Macaé informou que haverá um posto de vacinação para atendimento de idosos e profissionais de saúde no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Já nas áreas cobertas pelas unidades da Estratégia Saúde da Família, a vacina será em domicílio. Os assistidos do Recanto dos Idosos, Casa do Idoso e Hotel de Deus receberão a vacinação no próprio local. O atendimento de pacientes idosos acamados e restritos, que residem em área sem cobertura, também será feito em domicílio. O responsável deve entrar em contato com a Casa da Vacina, nos contatos (22) 2896-1622 / 2796-1622 WhatsApp (22) 98828-9681, para solicitar a vacinação. A Prefeitura de São Fidélis informou que a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde das 8h às 12h. Um esquema para evitar aglomerações deve ser divulgado nesta segunda (23).

Já a Prefeitura de Cordeiro informou que primeiramente serão vacinados apenas idosos acima dos 70 anos e profissionais da saúde, que não devem ir até os postos, pois haverá equipes para atendê-los em suas residências e locais de trabalho (no caso dos profissionais da saúde). Em Friburgo, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa – no Clube do Xadrez – será utilizado como ponto de vacinação de segunda a sexta, no horário das 9h às 16h. Nas de Unidades de Saúde da Família – (Terra nova, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, São Geraldo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Lumiar, Mury, Stucky, Olaria 2 e Olaria 3) – a vacinação será realizada segunda, quarta e sexta – das 9h às 16h. A vacinação para o público dos idosos será divido de acordo com a idade, para evitar aglomerações: Do dia 23/03 ao 27/03: Idosos acima de 70 anos; do dia 30/03 ao dia 03/04: Idosos entre 65 e 69 anos; do dia 06/04 ao dia 10/04: Idosos entre 60 e 64 anos. Pessoas com gripe ou resfriadas não devem sair de casa para serem vacinadas.

Mais do SFn