Vamos falar sobre depressão?

Oi gente! Inicio essa coluna muito feliz e dizendo pra quem está sofrendo deste transtorno, que existe tratamento sim!!
Um bom acompanhamento psicológico, ou seja ir a um bom psicólogo é essencial para um diagnóstico assertivo,  assim como o encaminhamento a outros profissionais que sejam necessários, como um psiquiatra para avaliar e prescrever medicação para aliviar os sintomas e conseguirmos melhores resultados na terapia.
E nada de preconceito hein!? Psiquiatra e psicólogo não são só para os loucos!! São especialistas que estão a disposição de quem sofre com transtornos como a depressão, síndrome do pânico e ansiedade, além de muitos outros.
Agora vou te dar 5 principais formas de dar adeus a essa doença, que só quem teve ou tem sabe a dor e a angústia que ela causa e o quanto limita o dia a dia e a vida de homens e mulheres:

1 – Fazer qualquer atividade física que te faça bem! Se gosta de dançar, dance, seja em casa ou na aula de dança, mas dance!! Se curte malhar, malhe, caminhe, corra, vá à academia, mas vá!! Qualquer atividade vale!! Um dia de cada vez, no começo vai sem querer, mas com os dias passando, seu corpo vai liberar doses de endorfina, dopamina, elevando seus níveis de serotonina(hormônio da felicidade) e quando perceber, estará bem e gostando de fazer! Lembre-se, um dia de cada vez!! Dias piores, dias melhores, mas dias em direção à cura!!

2- Alimentação saudável!! Parece bobagem e todo mundo sempre fala isso…mas é a mais pura realidade!!! Você é o que você Pensa, Faz e COME!! Evitar ao máximo as frituras, gorduras ruins, Fast food, açúcar em geral (doce, chocolate, balas, bolos, etc), com exceção do chocolate meio amargo ou 70%, que contém flavonoides que ajudam também a aumentar a serotonina. As fibras são uma das grandes descobertas nesse momento e agora sabemos o quanto um intestino saudável é imprescindível!! Então caso você coma verduras, legumes e frutas esse é o caminho, caso não, tome cápsulas de fibras ou mesmo a fibra líquida, o que é muito fácil encontrar hoje em dia.

3- Acompanhamento médico – em muitos casos, a medicação é necessária e isso não é um problema!! Assim como qualquer doença precisa de medicamentos, a depressão muitas vezes também necessita para aliviar os sintomas e ajudar no processo de terapia. É normal e vc não irá ficar dependente como muitos têm medo e preocupação. Antidepressivos são “tarja vermelha” e não causam dependência química! Quando você melhorar, será feita a diminuição das dose e retirada completa com orientação médica e acompanhamento psicológico, o que chamam de “desmame”.

4- PSICOTERAPIA!! Sim, todos que tem depressão ou qualquer transtorno psicológico, devem procurar um psicólogo e fazer um tratamento adequado ao seu transtorno. Nada como alguém que realmente estudou e entende do assunto para cuidar de você!! Não deixe de procurar ajuda, pois essa doença é silenciosa e dolorosa, e você pode evitar ou acabar com o seu sofrimento ou de alguém que precise!! A depressão necessita de atenção especial e técnicas eficientes para ser tratada!!

5- Manter-se ativo e positivo!! Acreditar e buscar a felicidade todos os dias deve ser seu maior compromisso consigo mesmo!! Então faça o que ama, trabalhe feliz, esteja perto de quem você ama, faça trabalho voluntário pelo menos uma vez na semana!! Você verá que ajudar outras pessoas, é uma energia muito forte e positiva que volta pra sua vida e te cura de muitos males!!

Bem, espero ter te ajudado e querendo mais detalhes ou se consultar comigo, manda um direct ou zap pra mim!!

Viviana Guedes

PSICÓLOGA

CRP 41931-05
Instagram – Viviana Guedes
WhatsApp – (21) 97320-8122
Celular São Fidelis – (22) 99835-7552

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress