Verão começa nesta sexta: Confira a tendência climática para a região

Uma coisa é certa: o calorão vai continuar

A região se despede da primavera nesta sexta-feira (21/12) quando o verão começa oficialmente. A estação das flores foi marcada por bastante chuva em muitas áreas de todos os estados do Sudeste e os eventos de frio atípico também foram destaque.

O calor da primavera demorou para chegar, mas veio forte nos últimos dias. A expectativa é de que a chuva do verão, estação em que ocorre grande parte da precipitação anual do Sudeste, alivie as altas temperaturas.

Segundo meteorologistas da Climatempo, o verão 2019 terá influência do fenômeno oceânico-atmosférico El Niño que se efetiva até o fim de 2018 e o começo de 2019. O El Niño 2019 será fraco a moderado e terá curta duração, terminando no fim do verão.

Em janeiro, a circulação de ventos sobre a América do Sul vai manter os canais de umidade do Norte para o Sudeste do Brasil. Assim, o mês de janeiro ainda será marcado por pancadas de chuva frequentes. De forma geral, a maioria das áreas do Sudeste termina janeiro com um total de chuva próximo da média histórica. 

Durante o mês de fevereiro, o El Niño passa a mostrar suas características e a chuva diminui. Muitas áreas do Sudeste terão alguns períodos de tempo seco e, consequentemente, nestes dias a temperatura pode subir bastante. A chuva ao final do mês acaba abaixo da média. Já em março as áreas de instabilidade retornam e segundo a Climatempo, o RJ deve ter chuva ligeiramente acima da média.

Já segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia,  no Rio de Janeiro as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo do normal, porém, vale destacar que, a ocorrência de tempestades (chuvas e ventos fortes que podem ser acompanhadas de granizo) são normais durante o verão na região Sudeste e não estão descartadas. O modelo climático do INMET indica ainda que as temperaturas devem variar de normal a acima da normal durante o verão.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress