Verão termina na próxima semana: Últimos dias da estação devem ter calor e pancadas de chuva

O outono, que começa na próxima quarta (20), é marcado por maior frequência de nevoeiros e queda na temperatura
Fotos: SF Notícias

Chegamos a última semana do verão, que termina oficialmente às 18h58 da próxima quarta-feira (20/03), quando começa o outono. Na região, esses últimos dias da estação devem ser marcados por calor e pancadas de chuva, não sendo descartada a possibilidade de temporais em algumas áreas.

Segundo a Climatempo, nesta quinta (14) um sistema de baixa pressão no mar vai exercer certa influência sobre o estado e irá colaborar para aumentar a nebulosidade pela manhã e as condições de chuva. A atmosfera que já está quente e úmida irá ganhar o reforço desas novas áreas de instabilidade que vão provocar chuva em todo o estado.

Na Região dos Lagos, Serrana, sul fluminense, região de Angra, Paraty e Grande Rio, o alerta é para temporais, principalmente à tarde de forma generalizada. Para os próximos dias, as chances de pancadas de chuva típicas de verão continuam altas em toda a região.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o outono é uma estação de transição entre o verão e inverno, e, portanto, verificam-se características de ambas as estações, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.

Também nota-se uma redução das chuvas em grande parte do país. No Sudeste as temperaturas ficam mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress