Verde, amarelo, azul, branco e rosa… Outubro Rosa!

Faltam apenas 10 dias para o fim da campanha mundial “Outubro Rosa”, mas ainda dá tempo de fazer à sua parte… Conscientização e prevenção!
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa tem o nome que remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, entidades e governo.

3

O objetivo de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce leva a uma sensibilização, dando um maior destaque para o tema.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

No país a mortalidade pela doença ainda é alta, em parte devido ao diagnóstico da doença em estágios

avançados.
Mesmo governo fazendo sua parte, disponibilizando exames gratuitos, é na conscientização da

prevenção, que está o trunfo para vencer a doença.

4Antes, as Campanhas do Outubro Rosa, eram mais voltadas para o autoexame, mas hoje, com a tecnologia mais avançada, a conscientização leva para a realização da mamografia anual em mulheres acima dos 40 anos.É preciso que nós mulheres, reconhecemos a importância de se prevenir, encontrando tempo na rotina tripla da casa, família e trabalho para atitudes essenciais do autoexame e mamografia.

Fundamental e insubstituível, a mamografia pode detectar nódulos de mama em seu estágio inicial, quando não são percebidos na palpação do autoexame feito pela mulher ou pelo profissional de saúde. Por serem pequenos, esses nódulos têm menor probabilidade de disseminação e mais chances de cura.

Vamos não só neste mês

de outubro, mas durante todo o ano, assumir nossa cor!
Sim!  O rosa da conscientização, do cuidado e do amor próprio.

O rosa que zela pela família…  E que conscientes de sua importância mãe, esposa, avó, tia, filha, assumem a responsabilidade da prevenção.

21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contribuição para o texto, informações oficiais do FEMAMA.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress