terça-feira , 22 outubro 2019

Vídeo: bois ficam encurralados e pelo menos 15 morrem em incêndio em Carmo Outros animais podem ter sido atingidos, já que o incêndio destruiu uma área de aproximadamente 100 hectares

Outros animais podem ter sido atingidos, já que o incêndio destruiu uma área de aproximadamente 100 hectares

Pelo menos 15 bois morreram em um incêndio, que pode ter sido criminoso, na zona rural do município de Carmo, na Região Serrana do Rio. As chamas destruíram uma grande área de vegetação na localidade conhecida como Posse, que fica entre Porto Velho do Cunha e Ilha dos Pombos. Os animais acabaram ficando encurralados. Um vídeo compartilhado nas redes sociais gerou indignação entre os moradores de Carmo e de municípios vizinhos. “Pecado. Não tinham culpa de nada e pagaram com a vida”, disse uma moradora que compartilhou a postagem feita por um agente da Guarda Ambiental de Carmo. “Covardia”, diz o agente Antônio Marcos Barra Moura, que gravou um vídeo (veja no final) mostrando os danos provocados pela queimada.

No vídeo ele disse ainda que outros animais podem ter sido atingidos, como passarinhos, já que o incêndio destruiu uma área de aproximadamente 100 hectares. Ao SF Notícias, Antônio disse que a Guarda foi acionada por moradores, e que o incêndio aconteceu na última segunda-feira (16/09). Ainda de acordo com Antônio, não é possível afirmar se a origem foi criminosa. Segundo o ambientalista Arthur Soffiati, as queimadas eliminam a vida microbiana do solo e também invertebrados que não podem fugir do fogo. Queimam plantas e animais maiores, contribuindo para a redução da biodiversidade e para o ressecamento. O fogo pode até mesmo contribuir para lançar espécies a risco de extinção.

 

Mais do SFn