Vídeo mostra momento em que rochas caem da Serra do Sapateiro em S.Fidélis; geólogo fala sobre fenômeno Segundo o geólogo, o nome desse fenômeno é "Queda" ou "Tombamento" de blocos

Segundo o geólogo, o nome desse fenômeno é "Queda" ou "Tombamento" de blocos

Ontem o SF Notícias publicou uma matéria mostrando um flagrante feito por um morador de Ernesto Machado durante a queda de rochas na Serra do Sapateiro. Outros moradores também registraram o fato e enviaram vídeos para nossa redação, e um dos vídeos foi feito no momento exato em que uma grande quantidade de rochas se descola da serra e despenca morro abaixo (veja o vídeo abaixo). Para entender o que está acontecendo, fomos atrás de um geólogo. Segundo Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o nome desse fenômeno é “Queda” ou “Tombamento” de blocos. Ambos são parecidos, com uma pequena diferença, mas só uma avaliação no local daria para classificar. “O fenômeno não é raro, mas é incomum filmarem assim. O que explica normalmente é a elevada declividade e o desgaste das rochas causados por água e diferenças enormes de temperatura”, disse. Ainda segundo o geólogo, o que aparece nas imagens após a queda das rochas é chamado de cicatriz. (continua após o vídeo)

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas marcadas por verões de chuvas intensas em regiões de grandes maciços montanhosos. Em relação às quedas de rochas ou tombamento, o órgão diz que são movimentos em queda livre de fragmentos rochosos (de volumes variáveis) que se desprendem de taludes íngremes. Já o tombamento é quando um bloco rochoso sofre um movimento de rotação frontal para fora do talude, o movimento de massa. Na matéria de ontem, um dos moradores que fez as imagens, o Clayton, disse que foram pelo menos quatro quedas de rochas. “Achei que eram trovoadas. Quando olhei pra serra e aquela poeira, aí dava pra ver caindo os pedaços. Toda hora faz um barulho e cai um pedaço”, disse.

Mais do SFn