Vídeo: Tromba d’água se forma em lagoa e assusta moradores na Região dos Lagos

Fenômeno foi registrado na Lagoa de Juturnaíba; Ele é mais fraco que um tornado, mas é perigoso para embarcações e banhistas

A formação de uma tromba d’água na Lagoa de Juturnaíba, entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, na Região dos Lagos, assustou moradores na tarde desta terça (23). A intensidade dos ventos sobre a água e semelhança do fenômeno com um tornado preocupou aqueles que assistiram ao espetáculo produzido pela natureza.

Continua após o vídeo

Segundo meteorologistas, a tromba d’água é formada por nuvens de tempestade, as cumulunimbus, com intensa circulação do vento no interior. A rotação do vento passa de horizontal para vertical com a diminuição brusca da pressão atmosférica. Elas são mais fracas que os tornados, mas ainda assim, perigosas, principalmente para banhistas e embarcações. Os ventos podem chegar a 100 Km/h.

“Tudo indica que esta tromba d’água é do tipo não tornádico, devido às condições meteorológicas observadas ontem na região de Araruama. Este tipo se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima”, explica a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo. “Já o tipo tornádico, tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d’água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar”, completa a meteorologista.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress