Comandante do Corpo de Bombeiros de São Fidélis dá dicas para prevenir afogamentos

Marcado pelas altas temperaturas, o verão atrai a população para o banho de rio, mar ou piscina. Entretanto a estação costuma deixar um alto índice de mortes por afogamento. Somente nesta semana, três casos já foram registrados na região. Em Campos, um jovem, de 19 anos, morreu após se afogar no Rio Ururaí durante uma pescaria.

Em Macaé, o afogamento aconteceu na Praia dos Cavaleiros. Já em São Fidélis, um homem se afogou no entroncamento dos rios Paraíba do Sul e Dois Rios, ele estava com duas crianças que conseguiram sair sozinhas. Diante disso, o comandante do Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, Tenente Gomes, em entrevista ao SF Notícias, deu dicas importantes para evitar os acidentes do tipo.

Sobre o banho de rio, Gomes afirmou que o rio Paraíba não é local próprio para o banho e que deveria ser evitado pela população. Entretanto, caso a pessoa ainda deseje realizar a atividade, deve tomar certos cuidados. (Confira no vídeo ao lado)

Segundo dados fornecidos pela guarnição, 65% das mortes por afogamento acontecem em água doce. Nas piscinas, a atenção deve ser redobrada com as crianças, que devem sempre ficar junto aos pais, caso os mesmos precisem se afastar. O isolamento com grades também auxilia na prevenção de acidentes, já que mais de 40% dos proprietários não sabem realizar os primeiros socorros.

Aqueles que preferem o banho de praia, também devem tomar certos cuidados como nadar sempre perto de um Guarda-Vidas e questioná-lo sobre o melhor local para banho, além de ter atenção com as crianças e não tentar salvar alguém caso não tenho confiança em fazê-lo, já que muitas pessoas se afogam tentado socorrer outras.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress