Conheça os fidelenses que participaram do revezamento da Tocha Olímpica na cidade

TOCHA OLÍMPICA SÃO FIDÉLIS RJ 7
Fotos: Matheus Berriel / Vinnicius Cremonez

Três fidelenses participaram do revezamento da Tocha Olímpica no município. Dois dele moram no município, e o terceiro foi para o Rio de Janeiro aos dois anos de idade. Antes de falar sobre eles, iremos contar como foi o revezamento.

Dez pessoas percorreram Tocha25dois quilômetros pelas ruas do Centro e do bairro São Vicente de Paula durante o revezamento em São Fidélis, que começou pela Rua Duque de Caxias, em frente ao Colégio Fidelense, onde o estudante fidelense Josefer Arruda teve o privilégio de acender a primeira tocha a ser usada na “Cidade Poema”.

O primeiro condutor foi o bombeiro fidelense, Marcos Alecrim, idealizador da Olimpíada dos Embaixadores do Rei, que reúne crianças e adolescentes das igrejas batistas do município. O terceiro condutor em São Fidélis foi outro fidelense, o atleta Antônio Maria Batista Menezes, mais conhecido como Cafu, que se emocionou e emocionou o público. Ele percorreu os 200 metros mais disputados entre as grades que cercavam a Praça Guilherme Tito Azevedo.

Tocha3Outro fidelense que conduziu a Tocha foi Venceslau Cardozo de Oliveira, ou “Mestre Lau”, que saiu de São Fidélis com apenas dois anos de idade, e desde 1999 promove aulas de Tai Chi Chuan em várias praças da capital carioca. O projeto foi premiado com Menção Honrosa do Governo do Estado.

TOCHA OLÍMPICA SÃO FIDÉLIS RJ 3Em conversa com a reportagem, minutos antes do revezamento, “Mestre Lau” contou que sua família se mudou para Magé quando ele ainda era pequeno, e que em 1988, se mudou para o Rio de Janeiro. Aos 13 anos, começou a treinar artes marciais. “Temos um projeto que lutamos com dificuldade pra manter. É um projeto em parceira com a Tocha7federação e prefeitura do Rio, que faz um trabalho de inclusão social e cuida da saúde dos participantes”.

Ele também falou sobre a sensação de fazer parte do revezamento. “Esse momento é único. É muito importante pra mim e para toda a minha família Tai Chi Chuan, que me indicou. As pessoas que são agradecidas pelo bem que o projeto proporciona a eles, então eu agradeço a todos patrocinadores e aos nossos governantes do Rio que têm apoiado muito os nossos projetos sociais”.

Foi um dia que ficará na história do município. São Fidélis foi escolhida para ser uma das 329 cidades por onde o revezamento da tocha está passando pelo Brasil até chegar no Maracanã na próxima sexta-feira, para a cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio.

TOCHA OLÍMPICA SÃO FIDÉLIS RJ 22

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress