Defesa Civil de Itaocara emite alerta para chuva e elevação do Rio Paraíba

Rios Pomba e Paraíba do Sul voltaram a subir na região
Fotos: Defesa Civil

A Defesa Civil de Itaocara emitiu um alerta para a possibilidade de chuva forte e elevação do Rio Paraíba do Sul na cidade. O nível atingiu a cota de 4.15 metros, sendo que a cota de transbordo é de 5 metros. Segundo a Defesa Civil, se o rio continuar subindo ele pode atingir pontos do Centro, Caxias e Jardim da Aldeia.

O Rio Paraíba continua subindo em cidades de Minas Gerais. Em Além Paraíba, por exemplo, a Defesa Civil orientou os moradores para que levantem seus móveis devido a elevação do rio. Por lá, nas próximas horas, o rio pode atingir os bairros Parada Breves, Praça da Bandeira, Jaqueira, Sítio Branco e outros que estão as margens.

A vazão das usinas de Anta (Sapucaia),  Simplício (Além Paraíba) e Ilha dos Pombos (Carmo) aumentaram. A Defesa Civil de Carmo também alertou os moradores.

Outro rio que preocupa é o Pomba. Neste domingo o rio voltou a subir a atingiu a cota de 3.55 em Santo Antônio de Pádua.  Na semana passada, o nível do rio alcançou o limite prudencial, chegando aos 4.85 metros. A água atingiu algumas áreas e quintais de imóveis fora do seu leito normal.

A cota de transbordo oficial em Pádua é de 5 metros, quando o rio começa a atingir as residências e ruas da cidade. Mais cedo, através do sistema Alerta de Cheias, o Instituto Estadual do Ambiente colocou o município em Alerta Máximo de iminência de transbordo.

Na cidade mineira de Cataguases, a Defesa Civil entrou em estado de emergência com a elevação do Rio Pomba. Na cidade, o Ribeirão Meia Pataca, que é afluente do Rio Pomba, também está com nível acima do normal.

Alerta de temporais 

Itaocara, Santo Antônio de Pádua e outras cidades da região fazem parte da lista do alerta pra temporais emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos neste domingo (11/03). Reveja a matéria AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress