Eclipse lunar mais longo do século acontece nesta sexta-feira

Lua ficará vermelha (Lua de Sangue) ao entrar na sombra da Terra
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (27/07), um fenômeno vai chamar a atenção no céu. Os brasileiros poderão ver o eclipse total da Lua, que promete ser o mais longo do século. Segundo informações do Observatório Nacional, o início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, no horário de Brasília. Para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A partir das 18h13min a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19min. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

De acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório, o eclipse da Lua ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra. “O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Já sobre a Lua de Sangue, que também será vista na sexta, ela explica: “É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol”.

Sua participação 

Vai registrar o fenômeno? Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (22) 99793-8976.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress