Em vídeo, Bispo Diocesano envia mensagem aos fiéis de São Fidélis: “Tenham muita esperança”

No ano passado, o bispo celebrou uma missa no dia do padroeiro. Já neste ano, com a pandemia de coronavírus, as celebrações estão sendo adaptadas
Foto: Divulgação/ Pascom

A Igreja Matriz de São Fidélis, no Norte Fluminense, se prepara para celebrar o dia do padroeiro de forma atípica pela primeira vez. A festa em honra ao padroeiro, que é realizada há mais de 230 anos, desde a fundação pelos freis Victório de Cambiasca e Ângelo Maria de Lucca, foi cancelada devido à pandemia de coronavírus. Para aproximar os fiéis da igreja, a programação foi adaptada. A novena do padroeiro, por exemplo, está sendo transmitida pela internet. A tecnologia também foi o meio utilizado pelo Bispo Diocesano de Campos, D. Roberto Francisco Ferrería Paz, para enviar uma mensagem especial aos moradores da “Cidade Poema”. No ano passado, o bispo celebrou uma missa solene no município no dia do padroeiro, mas com a situação atual, as congratulações pelo padroeiro vieram através de um vídeo. “Quero encorajá-los porque esse ano não haverá uma festa visível, mas os mártires fazem o seu trabalho muitas vezes oculto, justamente nos bastidores. Mas, o importante é celebrar a sua fidelidade” – disse o bispo. (continua após o vídeo)

Dom Roberto afirmou ainda que ser fidelense é ser fiel, “é ter coragem de manter-se católico, de manter-se unido ao Papa, manter-se unido ao bispo e de caminhar com a Igreja”. Ele pediu para que os moradores mantenham a esperança. Como parte das celebrações, um altar com a imagem de São Fidélis foi montado no pátio da Igreja Matriz e nele, segundo o padre Maxwell Santos de Almeida, em uma caixa de pedidos, a população poderá depositar suas orações e intenções, aos pés da imagem. Já no dia do padroeiro (24) será transmitida uma missa às 10h e em seguida o padre Maxwell e o padre Gaspar Pelegrini, da Igreja de Nossa Senhora e São Fidélis, vão percorrer ruas da cidade com a imagem do padroeiro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress