Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa e a lenda do túnel

fguwehfouiwe
Fotos: Vinnicius Cremonez

Quem nunca ouviu falar no famoso túnel que ligaria a Igreja Matriz ao Colégio Estadual de São Fidélis, passando pela Praça Guilherme Tito de Azevedo e pela rodoviária do município.

Os moradores mais antigos não param de contar a história. Esse túnel teria sido construído pelos frades fundadores da cidade, o Frei Ângelo e Frei Vitório, para igreja matriz catacumbas foto vinnicius cremonez 1escaparem dos ataques dos Índios Puris que habitavam onde hoje fica o bairro Ipuca, e tais Índios, eram violentos.

Apesar de a lenda permanecer na cultura popular do município, a existência desse túnel foi desmentida várias vezes por padres que passaram pela direção da Igreja Matriz.

Nossa equipe foi até o local onde seria o túnel, que na verdade, são 30 catacumbas, locais feitos para enterrar os mortos, na época geralmente pessoas ligadas as irmandades religiosas que tinham o direito de serem enterradas na Igreja. As catacumbas foram usadas poucas vezes, pois nunca foi concluída a sua obra, além da enchente que abalou a Igreja Matriz e acabou aterrando o subsolo no século XVIII.

Em seu livro sobre São Fidélis, o Frei Jacintho Palazzolo conta que atrás da atual gruta, havia um cemitério dividido em duas partes: uma a céu aberto e a outra coberta, tipo catacumbas, exatamente em baixo do altar mor. Os Frades fundadores da cidade, relatavam que foram construídas trinta catacumbas no subsolo da Igreja Matriz de São Fidélis.

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress