Já se vacinou contra a febre amarela? Veja os locais de vacinação em sua cidade

Neste sábado, todas as unidades de saúde do Estado estarão aplicando a vacina
Fotos: SF Notícias

Em setembro do ano passado, o Ministério da Saúde alertou para a importância da imunização devido a chegada do verão, visto que a estação é um período com maior probabilidade de ocorrência da doença.

E, foi exatamente no verão, já em 2018, que o Estado do Rio voltou a registrar casos de febre amarela. A primeira morte pela doença neste ano ocorreu em Teresópolis, na Região Serrana. Até o momento, são 23 casos confirmados, quatro em Teresópolis, sendo dois óbitos, 13 em Valença, sendo quatro óbitos, um óbito  em Nova Friburgo, um óbito em Miguel Pereira, um caso em Petrópolis, um caso em Rio das Flores, um caso em Duas Barras e um caso em Vassouras.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde para serem imunizadas. Neste sábado, todas as unidades de saúde do Estado estarão aplicando a vacina, no dia “D” para imunização contra a febre amarela. Postos de todos os municípios vão estar abertos até às 17h.

Na Região Serrana, no município de Cantagalo, 16.675 pessoas foram vacinadas, totalizando 98% das doses aplicadas. Neste ano, Cantagalo adotou a vacina contra a febre amarela com rotina em todos os postos de saúde, no horário normal de atendimento. A cidade começou hoje uma campanha que vai até o dia 09 de fevereiro.

Em Cordeiro, a vacinação acontece no Posto de Saúde Rodolfo Gonçalves de segunda à quinta, das 8h às 15h até o dia 23 de fevereiro. São Sebastião do Alto já vacinou quase 100% da sua população. Por lá, todos os postos estão funcionando de segunda a sexta das 07 às 16h, inclusive as unidades dos distritos de Ipituna e Valão do Barro. Em outras áreas da zona rural, a vacinação acontece através de postos.

No Noroeste, Cambuci, já teve 75% da população vacinada. Lá, todos os postos funcionam das 8h às 16h, inclusive na zona rural. Itaperuna atingiu 89% da população alvo na campanha de vacinação contra a febre amarela. Quem ainda não se vacinou deve procurar o Centro de Saúde ou as UBS’s, de 8h às 16h.

No município de Miracema, 75% da população já foi vacinada. Para evitar um desperdício, o município concentrou a vacinação em cada unidade do PSF. Veja os dias: Nas unidades dos bairros Beverli e Cehab acontece na segunda. Nas unidades dos bairros Pontilhão e Flores acontece na terça. Na Joven acontece as quartas e Biongo, nas quintas. Já no Centro de Imunização e Atendimento à Saúde da Mulher e da Crianças, as quartas e sextas.

Em Santo Antônio de Pádua, 20.851 pessoas foram imunizadas, totalizando 59% da população alvo. Na cidade, a vacinação acontece em todos os postos no horário normal de atendimento.

Já no Norte, em Cardoso Moreira, a vacinação acontece todas as quartas-feiras no Módulo da Família, no Centro do município. Lá, quase 80% da população já foi vacinada.

Em Macaé, segundo a Prefeitura, 192 mil pessoas já foram vacinadas em Macaé, o que corresponde a 98% do público-alvo. No município, os postos funcionam de 8h às 17h. Macaé já inclui no calendário básico a vacinação contra a febre a partir dos 9 meses de idade.

Em São Fidélis, 70% já foi vacinada. Quem ainda não se vacinou deve procurar as unidades de saúde do seu bairro, de segunda a sexta, no horário de 7hs às 13hs, inclusive as da zona rural.

Nossa redação não conseguiu contato com as prefeituras de Aperibé, Italva, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena. A secretaria de saúde de Bom Jardim disse que enviaria as informações, mas até o fechamento dessa matéria, o conteúdo solicitado não havia sido enviado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress