Moradores de Friburgo e Cordeiro são diagnosticados com gripe H1N1

Segundo a Prefeitura de Friburgo, outros casos suspeitos ainda estão aguardando resultado de um laboratório no Rio

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo confirmou três casos de gripe H1N1, sendo dois pacientes da cidade e um do município de Cordeiro. Duas idosas friburguenses – que não estavam imunizadas, segundo a Prefeitura – foram atendidas no Hospital Municipal Raul Sertã. Já o paciente de Cordeiro foi atendido em um hospital particular de Friburgo.

Os pacientes tiveram o diagnóstico de gripe H1N1 confirmado por exames laboratoriais. A Prefeitura informou que as pacientes do município buscaram o hospital com sintomas de influenza e passaram por testes que confirmaram a presença do vírus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde – Lacen, no Rio de Janeiro, que é especializado neste tipo de análise e o resultado é considerado preciso.

Outros casos suspeitos ainda estão aguardando resultado do Lacen. Com isso, o município reforça o alerta para que as pessoas dos grupos de risco procurem pela vacina. Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de sessenta anos, professores e profissionais da saúde (mediante comprovação), doentes crônicos (mediante comprovação), gestantes e puérperas até 45 anos após o parto, policiais e bombeiros devem receber a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe segue até o dia 31 de maio nos Postos de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, de segunda à sexta-feira, no horário entre 8h e 16h30. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, também imuniza a população toda terça e quinta-feira, das 9h às 16h.

Além disso, as Estratégia de Saúde da Família estão cumprindo um calendário de imunização. Nesta semana, as ESF de Galdinópolis e Macaé de Cima promovem vacinação na quarta-feira, 15 de maio, das 9h às 16h. No dia 20, segunda-feira, a ação será nas Estratégias de Rio Bonito da praça e Rio Bonito de Cima.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress